Introdução






O auge dos Descobrimentos resultou numa profunda mudança intercontinental, tendo na dianteira o pioneirismo de Portugal e de Espanha na conquista e na humanização de espaços territoriais continentais e insulares.

O processo de ocupação e de povoamento suscitou uma complexa rede de ligações transatlânticas, com o incremento da circulação de bens, produtos e culturas, associado ao desenvolvimento urbano e à ampla difusão de novas ideias, tradições e partilha de padrões quotidianos pré-existentes.

Neste contexto, com o surgimento dos primeiros indicadores de globalização, urge o estabelecimento de estudos transdisciplinares que consigam esclarecer as problemáticas, partindo de diversos quadrantes e origens científicas.

O congresso internacional “Relações transatlânticas entre a Europa, América e Ilhas Atlânticas - (séculos XV-XX)", pretende, pois, estabelecer elos de ligação entre as diferentes disciplinas, reunindo investigadores, com trabalhos oriundos de contextos académicos que sejam pertinentes para a discussão destas temáticas, tanto nos contextos insulares atlânticos, como nos espaços continentais.

O projeto tem por objetivo primordial o debate sobre temáticas relacionadas com as vertentes arqueológicas, históricas, económicas e biológicas e considera os seguintes subtemas:


 1. Civilização Material

Níveis de riqueza
Património Material e imaterial
Alimentação e Consumo
Cerâmica
Artefactos e Apetrechos Utilitários e Simbólicos/Religiosos
Transportes e comunicações


2. Economia

Indústria e Manufatura
Técnicas e Tecnologia
Recursos Energéticos
Comércio Externo e Interno
Trabalho
Propriedade rural e urbana


3. Ciências Naturais

História Natural
Agricultura e Pescas
Povoamento e Paisagens
Antropologia